Finalidade da Secretaria do Meio Ambiente de Bayeux
A secretaria do Meio Ambiente de Bayeux tem a finalidade de garantir a efetivação das políticaspúblicas ambientais, através de ações para proteção, conservação e melhoria da qualidade de vida, atendendo as demandas ambientais municipais e estruturadas por Secretario, Secretario Adjunto, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Departamentos como o da fiscalização, coordenação de Turismo e Meio Ambiente. A sua existência, como órgão executivo do meio ambiente, é eleger prioridade, do bem estar social de sua população, a necessidade urgente de viver melhor num ambiente sadio, com pouca poluição, com transportes melhores, com respeito à natureza, a preservação dos seus rios, parques, unidades de conservação, suas matas e florestas, cuidando dos seus bichos e educando a presente geração e preocupado com as futuras gerações. Ela tem como Objetivo ajudar a nova gestão do prefeito Expedito Pereira que defende o Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e ao mesmo tempo, procurará articular com outras secretarias à proteção do meio-ambiente, violentamente devastado pela expansão urbana, lixo, corte de árvore, entulho etc, pois no sentido de frear tal devastação iremos realizar várias ações a exemplo: Reativar o Conselho do Meio Ambiente, Criar o Fundo Municipal do Meio Ambiente, Propor alteração do Código Ambiental, Criar o setor de Educação Ambiental e Criar o Plano Municipal do Meio Ambiente.
Depois que a secretaria estiver estruturada iremos realizar uma política ambiental voltado para o Desenvolvimento Sustentável.
E uma das medidas para cumprir esse compromisso e desenvolver as seguintes ações:
1. Efetuar o Cercamento da Unidade de Conservação do Xem-Xem celeiro da Mata Atlântica, e assegurar a manutenção dessa unidade criando um ponto de apoio para a pratica de Educação Ambiental e vigilância ambiental através da guarda ambiental. E por fim plantar 500 mudas.
2. O tratamento dos resíduos sólidos (lixo) com a coleta seletiva ampliada para todos os bairros e distribuição de sacos e panfleto .
3. Implantar O Projeto Pró Rio com a despoluição em médio prazo dos rios Sanhauá, Paroeira, Tambay e Rio do meio,etc.
4. Distribuição de placas educativas nas de mangues e da mata
5. Acompanhar o destino final do lixo até o aterro sanitário para afastar de vez ameaça nas área de mangue.
6. Implantar o Projeto Pró-mangue com recuperação e preservação de todas as áreas de manguezal e regulamentação da APP do Mangue Sanhauáe Paroeira
7. Implantar uma política permanente de educação ambiental na rede pública de ensino fundamental com programas e tema transversal e interdisciplinar nas atividades escolares e adoção de práticas ambientais para os servidores públicos na prestação de serviços à população.
8. Realizar a cada dois anos a Conferência do Meio Ambiental e Sustentabilidade com poder indicativo e consultivo sobre políticas públicas ambientais.
9. . Dar autonomia com decisão deliberativa para o Conselho Municipal do meio ambiente-Conam, ampliar a participação ambientalista e regulamentar o licenciamento ambiental em todo âmbito municipal.
10. Instituir o SELO VERDE para os empreendimentos públicos e privados que se destacaram na preservação e conservação ambiental com os seus produtos e serviços.
11. Implementar a Agenda 21 local, documento este de compromisso para o Desenvolvimento Sustentável, tendo como base as diretrizes já aprovadas em nível nacional adaptando a realidade municipal .
Equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Bayeux.