NA MANHA E TARDE DESTA QUINTA-FEIRA (11), FOI REALIZADO A 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DA CIDADE DE BAYEUX, A CONFERÊNCIA TEVE COMO TEMA '' RESÍDUOS SÓLIDOS ''.
NA MANHÃ DESTE SÁBADO (27), A SECRÉTARIA DE CULTURA, ESPORTE E LAZER E A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE JUNTO COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE BAYEUX CONSEGUIU MAIS UM GRANDE EVENTO PARA A CIDADE DE BAYEUX, SENDO ASSIM CONSEGUIU RESGATAR A ALEGRIA DOS MORADORES DO BAIRRO DO BARALHO, VOLTANDO A GRANDE CORRIDA DE CANOAS COM OS PESCADORES LOCAIS DA CIDADE.
A POPULAÇÃO DO BAIRRO DO BARALHO SE SENTIU PRIVILEGIADA COM A VOLTA DESSE GRANDE EVENTO NO BAIRRO, ONDE TODOS OS PESCADORES ALÉM DE NÃO TER GANHADO AS BATERIAS, SE SENTIRAM HONRADOS DE ESTAR PARTICIPANDO NOVAMENTE DA CORRIDA DE CANOAS, VOLTANDO ASSIM A TRADIÇÃO DOS CANOEIROS .
Prefeitura Municipal de Bayeux
Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia/
Secretaria de Meio Ambiente
Relatório de Visita Técnica
No dia 01 de março de 2013, foi realizada uma visita técnica a Unidade de Conservação - Parque Estadual da Mata do Xém Xém, de acordo com a Ação movida no Ministério Público para cercamento e benefícios estruturais do Parque. A visita contou com a presença da Promotoria de Meio Ambiente do Município; da Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia; da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA); Exercito Brasileiro; Polícia Militar; Bombeiros Civil; Fundação Margarida Alves, representantes da Câmara de Vereadores de Bayeux e Professores e Alunos de escolas da rede Municipal ( Escola Municipal Joaquim de Brito) e Estadual (Escola Estadual Getúlio Vargas). A visita objetivou um reconhecimento do estado de conservação em que se encontra o Parque Estadual Mata do Xém Xém. Bem como a SUDEMA iniciou o processo de Materialização dos Vértices da Poligonal da Mata, que nada mais é do que a demarcação de pontos de Coordenadas Geográficas através de um GPS de precisão no entorno do Parque, com o intuito de delimitar o real entorno do Parque. Este procedimento é parte de um plano de ação da SUDEMA para que o Parque Estadual do Xém Xém possa fazer parte do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). É de grande importância que a Mata do Xém Xém integre o CNUC, pois apenas as Unidades de Conservação que estão devidamente inseridas nesse banco de dados do Ministério do Meio Ambiente podem receber recursos provenientes de compensação ambiental (art. 11 da Resolução CONOMA 371/2006), assegurando assim, sua efetiva gestão.
Verificou-se um bom estado da vegetação de Mata Atlântica em seu interior, a presença de um considerável volume de Serrapilheira no solo da Unidade é um sinal de sua conservação. A vegetação apresenta-se, em geral, como semi-bosque fechado de árvores e arbustos de boa estatura e presença de espécies mais antigas de Mata Atlântica. Também observou-se uma das nascentes do rio Marés e o bom estado da vegetação em seu entorno o que garante sua manutenção. Alguns pontos negativos, no que diz respeito à conservação da Mata do Xém Xém são: 1- a presença de lixo depositados, principalmente nas bordas da Mata, pelos moradores das localidades vizinhas (ver figura 1). 2- Muitas trilhas existentes em seu interior que acabam interferindo no ecossistema local. 3- Na borda Oeste da Unidade onde existe o açude do Xém Xém a localidade encontra-se bastante degradada, com presença de lixo, cercamento do espaço e ocupação humana da área (ver figura 2). 4- Presença de espécies de vegetação exótica nas bordas da Unidade. 5- Existência de plantações na margem Leste da Unidade, próximo ao bairro Mario Andreazza. 6- Presença de ossadas de animais no interior da Mata (ver figura 3).
Contudo, durante o percusso realizado na visita verificou-se a grande importância do Parque Estadual da Mata do Xém Xém, por ser uma das mais imponentes reservas de Mata Atlântica em ambiente Urbano do Estado. Possuindo nascentes de rios e grande variedade de espécies de Fauna e Flora. Seu grande potencial para Educação Ambiental, Pesquisas Acadêmicas, e Lazer e recreação.